sábado, 17 de abril de 2010

depois de 1 mes de operada..




Quando completar 1 mês de cirurgia você deverá passar com o cirurgião e com a nutricionista da equipe. Neste momento a dieta sólida será liberada, mas você deverá seguir todas as orientações que receber, pois chegou a hora de fazer a sua parte, para que o resultado tão esperado da cirurgia seja alcançado sem danos a sua saúde. O 1º passo é mastigar muito bem os alimentos, cortá-los em mini-pedaços (1cm3) e, colocar no garfo uma quantidade equivalente a uma colher de chá, esperando de ½ a 1 minuto entre as garfadas. Você deve levar de 30 a 40 minutos por refeição, evitando assim, o desconforto, a sensação de "estufamento", náuseas e vômitos. É fundamental realizar 5 a 6 refeições por dia. Priorizar as proteínas na alimentação: carnes, leite, queijos, ovos, iogurte, pois estes alimentos vão impedir que o seu cabelo caia, sua unha fique fraca e você fique anêmico. No início coloque 4 a 5 colheres de sopa de comida no prato (aproximadamente 200g), sendo que se deve colocar mais carne e consumi-la antes dos outros alimentos. Prefira a carne moída ou na panela de pressão para facilitar o processo de aprendizagem da mastigação. Os doces devem ser evitados, porém quando for consumi-los, consuma-os depois do almoço ou depois do jantar. Lembre-se de que grandes concentrações de açúcar causam "dumping" (diarréia, tontura, fraqueza, sudorese, palpitações, taquicardia, rubor, dispnéia, sonolência, desmaios, náuseas, vômitos e dores abdominais). As bebidas alcoólicas e os refrigerantes devem ser evitados nos primeiros 6 meses de cirurgia pois podem causar mal estar e sensação de estufamento, além de ocasionar náuseas e vômitos. As bebidas alcoólicas são absorvidas rapidamente devido a cirurgia e, além de embebedá-lo mais rápidamente, prejudicam o fígado. Não se esqueça: agora com o novo estômago pequeno, não se pode abrir mão da qualidade! O uso de complexos vitamínicos e sais minerais é essencial pelo resto da vida, assim como o acompanhamento médico e exames.

Perguntas:

1 mês só de líquidos
Sua alimentação nos 30 primeiros dias será constituída de caldos coados e não batidos (legumes, carne magra, frango sem pele, peixe), temperados normalmente, e bebidas não calóricas (suco de frutas coado, iogurte natural desnatado e leite desnatado batido com frutas coados, refrescos diluídos, água de coco, gelatina dietética, bebidas isotônicas (Gatorade®, Marathon®, etc...).Tome 2 litros de líquidos por dia para que a urina fique clara, prevenir a formação de cálculos renais (pedras nos rins) e para que você não fique desidratado. É fundamental que você tome os líquidos em pequenos goles, de 20 em 20 ml, a cada 5 minutos;

Será que estou perdendo peso?
A perda de peso varia para cada pessoa de maneira diferente. Uns perdem mais no início, outros mantém uma perda menor, mas constante. No entanto essa perda é sempre proporcional ao peso inicial, os mais pesados perdem, logicamente, mais peso. Existe uma média de perda de peso, que ao final de 1 ano da cirurgia varia de 30-40% do peso inicial (9-12% no primeiro mês, de 15 a 20% no primeiro trimestre, de 25-29% no primeiro semestre), lembre-se que por ser uma média uns perdem mais outros menos.
Nos primeiros 15 dias após a introdução dos alimentos sólidos você não irá perder peso devido ao platô (estabilização do peso). Essa situação é normal e após os 15 dias você irá voltar a perder por volta de 4-5Kg por mês.

Posso comer doces e gorduras?
O consumo de alimentos calóricos (pudins, flans, sundaes, milk-shakes,leite condensado, sorvetes, etc...), e gorduras poderá lhe causar a chamada "Síndrome de Dumping" (diarréia, tontura, suor frio, batimento acelerado do coração e queda da pressão arterial), além de prejudicar a perda de peso.

E bebidas alcoólicas e refrigerantes?
Nos primeiros 6 meses você não deverá tomar água com gás e refrigerante, pois o gás lhe causará a sensação de mal estar e "estufamento", além de ocasionar náuseas e vômitos. As bebidas alcoólicas, são absorvidas rapidamente devido a cirurgia, o que além de embebedá-lo mais depressa, prejudicará o seu fígado.

30 dias de cirurgia. Comida Finalmente!!!!!
Após 1 mês sua dieta será orientada pelas nutricionistas do grupo, passando de líquida à normal (alimentos sólidos). Alimentar-se com cuidado, pequenos bocados, bem mastigados e num tempo maior. Você terá que se adaptar ao novo estômago; coloque 4 a 5 colheres de sopa num pires e coma com colher de chá , mastigue bem e aguarde um tempo entre uma colherada e outra, evitando assim o desconforto e a sensação de "estufamento", náusea e vômitos . Procure estar calmo e com tempo adequado para realizar uma refeição sem pressa. Não se esqueça: agora com o novo estômago pequeno, não se pode abrir mão da qualidade!.
O uso de: complexos vitamínicos e sais minerais é essencial pelo resto da vida, assim como o acompanhamento médico e exames

Um comentário:

Brechó variedades disse...

Ola vou fazer a cirurgia agora dia 19 de junho e dia 23 de julho estou com passagem comprada para praia com a família , nao sei se posso ir, já vai esta com 1mes, vc aconselham eu ir ou ficar.?