sábado, 22 de maio de 2010

Vou Operar o que eu devo fazer?

http://rumoacirurgiabariatrica.blogspot.com/Vou operar, há algum preparo na véspera?

Somente deverá fazer jejum, a partir da meia noite do dia anterior, inclusive de água. No dia da cirurgia, para os homens, são raspados (tricotomia) os pêlos do abdome. Todos recebem cerca de 2 horas antes da operação uma injeção de anticoagulante (aplicada na gordura da barriga).

4 comentários:

MARCYA FERRAZ disse...

Fobi Capella - Riscos que tive na cirurgia ocorrida a 29/Dezembro/2009. Belo Horizonte - MG

Qual a vantagem de receber alta em 3 dias, se com 6 vc pode ir pra casa com mais segurança? Somente um reduzido numero de pessoas sofrem problemas graves no pós operatório de Fobi/Capella (aprox. 1,5%). Deste reduzido numero alguns são fatais! E não se trata de erro médico, sim do organismo de cada um responder de forma diferenciada à intervenção cirúrgica. Eu não tive sorte, segui rigorosamente a orientação dos médicos e no sexto dia já apresentava o início de grave infecção que me fez permanecer internada por 90 dias, sem beber água, com alimentação naso-enteral e antibióticos nas veias, chegando a receber doses de morfina. Escapei por milagre e dedicação da equipe médica. A fístula resultante demorou a cicatrizar, era expelido até meio litro de pus por dia através do dreno colocado no abdomen. Restaram sequelas permanentes.

Durante o processo de cicatrização, o bendito anel de silicone perfurou a parede da pequena câmara gástrica (relativa ao estômago construido artificialmente) e não pode mais ser retirado devido ao alto risco de óbito.

Há o caso de figura nacionalmente conhecida que logo após sua cirurgia ingeriu ou tentou ingerir 5 litros de água e suco de pêssego, bastava a esposa virar as costas para que bebesse água e suco em doses muito acima do permitido e foi parar na UTI.

Apesar de ter começado a vomitar e passar mal relutou em voltar ao hospital. (Lia-se à época: Ex-playboy internado e em coma, luta pela vida após desobedecer aos médicos na recuperação da cirurgia de redução do estômago). O drama ocorreu em abril de 2009, cinco dias depois deste procedimento cirúrgico, tecnicamente chamado de cirurgia bariátrica.

Um dos pontos da cirurgia estourou e o líquido vazou para a cavidade abdominal, provocando uma peritonite - infecção na membrana que reveste os órgãos internos. Chegou à beira da morte, com infecção generalizada e sinais de falência no fígado, no pâncreas e nos rins. Para se ter uma idéia da gravidade: a quantidade de glóbulos brancos de uma pessoa saudável oscila entre 7.000 e 10.000 células de defesa por milímetro cúbico de sangue, número que sobe para cerca de 15.000 se o corpo está sob ataque de micro-organismos típicos das infecções. Os médicos chegaram a estimar suas chances de sobrevivência em apenas 10%.

E tem de haver um Plano "B", para quando o imprevisto ocorrer.

Lembrar que praticamente são inexistentes os serviços de endoscopia hospitalar à noite! e.g.(Retirada de detritos alimentares)

MARCYA FERRAZ disse...

Por erro de digitação houve equívoco quanto à data informada!

Fobi Capella - Riscos que tive na cirurgia ocorrida a 29/Dezembro/2008. Belo Horizonte - MG

(Portanto, realizada a 1 ano e 5 meses!)

Marcya Ferraz disse...

O paciente após 18:00 hs, se internado no Pronto Socorro, vai ter de aguardar até o dia seguinte para agendar horário de atendimento e fica sob observação clínica, sofrendo horrores! Lógico que para dor é injetado Buscopan ou similar (vide tratamento dos diferentes tipos de cólicas, dor e desconfortos abdominais). Ninguém será encaminhado para bloco cirúrgico sem sangramento ou hemorragia. Isto, Graças a Deus!

Esta é a situação a que são submetidos os pacientes de cirurgia bariátrica! (falo sobre aqueles que podem pagar pelos serviços médicos!)

Marcya Ferraz disse...

Sobre a Endoscopia de estômago!

O paciente após 18:00 hs, se internado no Pronto Socorro, vai ter de aguardar até o dia seguinte para agendar horário de atendimento na endoscopia e fica sob observação clínica, sofrendo horrores!

Fim dos relatos!